Ensinando História: distâncias entre teorias e práticas

Autores

  • Igor Henrique Lopes de Queiroz Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista CNPq.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.26425

Palavras-chave:

Estágio, Ensino, História, Preconceito.

Resumo

O presente trabalho relata a experiência de estágio supervisionado em História (UDESC) em uma quarta série (quinto ano) da E.E.B. Simão Hess, em Florianópolis. Percebemos, em observação, que o material utilizado em sala para o ensino da disciplina reproduzia preconceitos a respeito de indígenas, africanas/os e afrodescendentes sob a condição de escravidão no período colonial brasileiro. Utilizando referenciais teóricos da Didática da História, investigamos as ideias das crianças sobre a temática e, a partir de textos, imagens e brincadeiras, estimulamos as crianças a construírem outras histórias e representações sobre o tema.


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Publicado

14-05-2012

Como Citar

QUEIROZ, I. H. L. de. Ensinando História: distâncias entre teorias e práticas. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 25, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/2595-4377.26425. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/26425. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência