Desenvolvimento de pesquisa científica no CAp/UFRGS – visão dos estudantes

Autores

  • Stela Maris Vaucher Farias Colégio de Aplicação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lucas Eduardo Ebbesen Silva Colégio de Aplicação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Richele Moreira Schwartzhaupt Colégio de Aplicação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Luiza Rheingantz Becker Faculdade de Educação - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.25823

Palavras-chave:

pesquisa, alunos, Colégio de Aplicação, desenvolvimento, interação.

Resumo

Este artigo foi desenvolvido por bolsistas do Programa Primeira Ciência 2010 que nunca haviam participado de projetos de pesquisa científica na Educação Básica. Tem como objetivos: destacar a importância de pesquisas científicas no currículo escolar, acompanhar o processo de interação entre professores e alunos no contexto de investigações científicas e divulgar a opinião dos estudantes em relação à produção desses projetos em diferentes níveis de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stela Maris Vaucher Farias, Colégio de Aplicação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Tem experiência nas redes privada e pública de ensino como professora e supervisora. Atualmente é professora de Educação Física do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolvendo atividades docentes nas turmas do Projeto Amora (quintas e sextas séries). Na referida instituição, participa de diferentes contextos de investigação que estão em andamento e coordena a pesquisa intitulada: Processos de Tomada de Consciência e Reflexões a respeito de "valores"em Jogos de Regras de caráter coletivo da Educação Física.

Lucas Eduardo Ebbesen Silva, Colégio de Aplicação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Estudante do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação, bolsista do Programa Primeira Ciência/UFRGS no ano de 2011.

Richele Moreira Schwartzhaupt, Colégio de Aplicação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Estudante do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação, bolsista do Programa Primeira Ciência/UFRGS no ano de 2011.

Maria Luiza Rheingantz Becker, Faculdade de Educação - UFRGS

Possui graduação em Habilitação Em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1969) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua nos cursos de licenciatura, na graduação, e na Linha de Pesquisa: Psicopedagogia, sistemas de ensino e aprendizagem e educação em saúde, do PPGEdu. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação , atuando principalmente nos seguintes temas:: psicopedagogia e educação, epistemologia genética e educação escolar, relações professor aluno e aprendizagem.

Downloads

Publicado

2012-08-09

Como Citar

FARIAS, S. M. V.; SILVA, L. E. E.; SCHWARTZHAUPT, R. M.; BECKER, M. L. R. Desenvolvimento de pesquisa científica no CAp/UFRGS – visão dos estudantes. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 257–268, 2012. DOI: 10.22456/2595-4377.25823. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/25823. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Experiência