Competências e habilidades no contexto da sala de aula: ensaiando diálogos com a teoria piagetiana

Autores

  • Roselane Zordan Costella Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Colégio Aplicação

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.23262

Resumo

Esse texto pretende provocar reflexões sobre as possibilidades do reconhecimento das habilidades e competências na ação dos professores, no contexto da sala de aula. Discutiremos, por meio de conteúdos ou temas, em que momento estaremos desenvolvendo habilidades e em que momentos estaremos desenvolvendo competências, e se isso realmente é possível. Ao longo da leitura vamos refletir sobre o papel do professor e as características que deverá ter para poder proporcionar a mediação entre o aluno, o reconhecimento do objeto que será compreendido e as interações existentes para que ocorra a aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roselane Zordan Costella, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Colégio Aplicação

Doutora em Geografia com a linha de pesquisa em ensino, pesquisadora em Parâmetros Curriculares (ENEM), pesquisadora em alfabetização cartográfica e em competência leitora do espaço. Autora de textos e livros que trata de processos de aprendizagem.

Downloads

Publicado

08-06-2011

Como Citar

COSTELLA, R. Z. Competências e habilidades no contexto da sala de aula: ensaiando diálogos com a teoria piagetiana. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 24, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/2595-4377.23262. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/23262. Acesso em: 28 mar. 2024.