O ensino de línguas na escola e a formação de leitores

Autores

  • Henry Daniel Lorencena Souza Colégio de Aplicação / UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.22343

Palavras-chave:

Ensino fundamental, Ensino médio

Resumo

O presente artigo faz um recorrido pela situação do ensino de línguas nas escolas, examinando as teorias que fundamentam os métodos de ensino atuais e como ressignificar o trabalho realizado em sala de aula. Além de atender as expectativas dos alunos, de obter uma competência comunicativa mais eficiente, a disciplina de Língua Estrangeira pode ter um papel fundamental na formação integral do aluno, desenvolvendo habilidades que o tornem autônomo no acesso a textos que contribuam para sua visão plural do mundo e dessa forma interagir em diferentes contextos culturais. A inclusão da literatura e textos de diferentes gêneros nas aulas de língua podem contribuir para a formação de leitores, não só na L2, mas também na L1.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henry Daniel Lorencena Souza, Colégio de Aplicação / UFRGS

Professor de Língua Espanhola do Aplicação UFRGS. Formação em Comunicação Social, Letras e Mestrado em Teoria da Literatura.

Downloads

Publicado

08-06-2011

Como Citar

LORENCENA SOUZA, H. D. O ensino de línguas na escola e a formação de leitores. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 24, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/2595-4377.22343. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/22343. Acesso em: 28 mar. 2024.