A Cidade Ideal e a Geografi-cidade na Escola

Autores

  • César Augusto Ferrari Martinez E.M.E.F. Porto Alegre
  • Nestor André Kaercher UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.17377

Palavras-chave:

cidade, ensino de geografia, relação com o saber

Resumo

O presente texto tem por objetivo discutir a importância da relação com a cidade no ensino de geografia na Escola Fundamental de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA). Com base na música de Chico Buarque – A Cidade Ideal – estabelece-se uma reflexão sobre a relação dos jovens estudantes com os espaços públicos da cidade e a importância de se entendê-los a partir do conceito de Relações com o Saber (Charlot, 1997). Também se aponta a importância da discussão sobre o conceito de rua enquanto espaço do não-privado e da escola enquanto lugar, espaço construtor de identidade. Coloca-se como fundamental o princípio da dialogicidade proposto por Freire (1994). Por fim, o texto preocupa-se em considerar a necessidade da construção de um novo conceito de cidadania, onde os estudantes-cidadãos são mobilizados a pensarem a cidade ideal, a condição de cidadania que querem exercer

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Augusto Ferrari Martinez, E.M.E.F. Porto Alegre

Professor de Geografia na Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre e mestrando em Ensino de Geografia na UFRGS.

Nestor André Kaercher, UFRGS

Doutor em Geografia Humana (USP) e Mestre em Educação (UFRGS). Professor no Programa de Pós-graduação em Geografia e na Faculdade de Educação da UFRGS.

Downloads

Publicado

2010-09-13