O tempo e o espaço da escola: produção de conhecimento escolar e de saber profissional

Autores

  • Marli Dallagnol Frison UNIJUI
  • José Cláudio Del Pino UFRGS
  • Jaqueline Paim Ceretta UNIJUI

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.17352

Palavras-chave:

Conhecimento escolar, Formação profissional, Saberes docentes

Resumo

Este artigo traz reflexões acerca de um processo de trabalho vivenciado no contexto de uma escola pública durante o desenvolvimento de uma proposta de ensino que trata de resíduos sólidos produzidos pela atividade humana. Reflete sobre o ensino de Química, considerando a sala de aula como espaço de interlocução e de produção de conhecimento escolar e de saber profissional. Propõe um ensino mais integrado e contextualizado e mostra a importância das relações estabelecidas entre professores em formação inicial e professores em exercício na constituição destes profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marli Dallagnol Frison, UNIJUI

Professora Pesquisadora do Departamento de Biologia e Química da Unijuí, membro do Gipec-Unijui - Grupo de Pesquisa em educação em Ciências e doutoranda pela UFRGS

José Cláudio Del Pino, UFRGS

Pós-doutor pela Universidade de Aveiro - Portugal. Doutor em Engenharia de Biomassa – UFRGS. Mestre em Ciências Biológicas – Bioquímica – UFRGS. Professor do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e de Química da UFRGS.

Jaqueline Paim Ceretta, UNIJUI

Acadêmica do curso de Graduação em Química  - Licenciatura e Bacharelado da Unijuí. Bolsista Pibic-Unijuí.

Downloads

Publicado

13-09-2010

Como Citar

FRISON, M. D.; DEL PINO, J. C.; CERETTA, J. P. O tempo e o espaço da escola: produção de conhecimento escolar e de saber profissional. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 23, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/2595-4377.17352. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/17352. Acesso em: 28 mar. 2024.