Rodas em sala de aula: alguns aspectos relativos ao ensino e aprendizagem no cotidiano do Ensino Fundamental

Autores

  • Cristiane Gomes de Oliveira Cap/UERJ
  • Jacqueline de Fatima dos Santos Morais UERJ
  • Patrícia Braun Cap/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.11573

Palavras-chave:

rodas, ensino, aprendizagem, ensino fundamental

Resumo

A formação do aluno leitor e escritor é uma das tarefas básicas da escola. Muitas podem ser as práticas para essa formação, no entanto vale considerar que aquelas que promoverem iniciativa e posicionamento critico, podem, de fato, contribuir para uma formação que ultrapasse os muros da escola. Este texto traz ao diálogo uma experiência que tem sido uma marca do trabalho nos anos iniciais do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ): as rodas. Com temáticas, funções e objetivos múltiplos, as rodas têm se revelado uma importante estratégia de ensino e de aprendizagem, do 1º ao 5º ano de escolaridade. Neste artigo trataremos de algumas rodas e como elas têm provocado a nossa reflexão na e sobre a prática, ressignificando nosso fazer pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline de Fatima dos Santos Morais, UERJ

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na Faculdade de Formação de Professores e no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira CAp/UERJ. É líder do Grupo de Pesquisa "Formação em diálogo: narrativas de professoras, currículos e culturas". É pesquisadora do "Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação História e Memória das Escolas de São Gonçalo". Pesquisa e publica principalmente sobre os seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, aprendizagem da leitura e escrita, alfabetização, cotidiano escolar processos de ensino e aprendizagem.

Downloads

Publicado

01-04-2010

Como Citar

GOMES DE OLIVEIRA, C.; MORAIS, J. de F. dos S.; BRAUN, P. Rodas em sala de aula: alguns aspectos relativos ao ensino e aprendizagem no cotidiano do Ensino Fundamental. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 245–264, 2010. DOI: 10.22456/2595-4377.11573. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/11573. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência