Desemparedamento escolar em contexto pandêmico

experiências da aprendizagem ao ar livre na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.114111

Palavras-chave:

Educação Infantil, Espaço, Desemparedamento da Infância, Pandemia

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as ações desenvolvidas por uma escola pública de educação infantil no período anterior ao contexto pandêmico para iniciar uma proposta pedagógica de desemparedamento. Avaliamos em que medida a proposta pode se tornar adequada para o retorno do atendimento presencial em escolas dessa etapa de ensino. A partir da metodologia de pesquisa autobiográfica, refletimos sobre quais são as possibilidades e os desafios para a continuidade da proposta nesta escola do ponto de vista da gestão escolar. Os benefícios de uma organização das experiências das crianças ao ar livre são abordados em estudos teóricos e documentos legais através dos conceitos de espaço e de desemparedamento da infância. Concluímos que será preciso garantir um retorno seguro, na perspectiva dos protocolos sanitários e do distanciamento entre os sujeitos, porém, sem esquecer da oferta de um espaço de acolhimento e de aprendizagem qualificado para as crianças. Nesse sentido, o uso dos espaços externos e da proposta de desemparedamento, adaptado ao contexto, surge como uma possibilidade viável, pertinente e significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Rodrigues Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Educação (PPGEDU/UFRGS). Especialista em Docência na Educação Infantil (MEC/UFRGS). Graduada em Pedagogia (FACED/UFRGS). Professora de Educação Infantil na Rede Municipal de Porto Alegre. Atualmente coordena a Equipe de Educação Infantil na Gestão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre.

Simoni Cezimbra Porto

Especialista em Pedagogias do Corpo e da Saúde (ESEF/UFRGS). Graduada em Pedagogia (FACED/UFRGS). Professora de Educação Infantil na Rede Municipal de Porto Alegre. Atualmente é diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de Praça Meu Amiguinho, em Porto Alegre.

Downloads

Publicado

09-11-2021

Como Citar

SOARES, G. R.; PORTO, S. C. Desemparedamento escolar em contexto pandêmico: experiências da aprendizagem ao ar livre na educação infantil. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.114111. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/114111. Acesso em: 29 mar. 2024.