O plano educacional individualizado em contexto de pandemia

Caroline Menezes Nunes de Oliveira, Priscila Rodrigues Cruz Francisco

Resumo


Este trabalho se propõe a apresentar um relato de experiência viabilizado pelo curso de extensão “Alfabetização e letramento para estudantes com deficiência intelectual sob o viés do plano educacional individualizado” da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Desta forma, o estudo se dividirá, primeiramente, em uma fundamentação teórica baseada em leis federais e em Mascaro (2017, 2018, 2020a, 2020b, 2021), seguindo para a apresentação do protocolo utilizado, e finalmente, apresentará o referido relato. Importante pontuar que, inicialmente, a proposta não contemplava a aplicação remota, entretanto, devido às condições decorrentes da pandemia ocasionada pelo vírus COVID-19 no Brasil em 2020, houve a necessária adaptação e, consequentemente, o ineditismo da aplicação de um Plano Educacional Individualizado (PEI) mesmo com a suspensão das aulas presenciais e isolamento social. A aplicação descrita no presente trabalho possibilitou ao sujeito a ampliação dos seus conhecimentos em relação à leitura e escrita através das tecnologias da informação e comunicação, aproximando o indivíduo de instrumentos culturais da cibercultura, em que se objetivou também a inclusão laboral e social. Em suma, destaca-se uma considerável contribuição para estudos e intervenções futuras, em momentos educacionais críticos ou não.


Palavras-chave


Plano Educacional Individualizado; Deficiência Intelectual; Pandemia

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DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.114030

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ISSN 0103-6041
ISSN 2595-4377 (online)


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