Os desafios das atividades pedagógicas não presenciais: formação para o uso de estratégias e recursos de acessibilidade educacional

Ciriane Jane Casagrande da Silva, Katia de Moura Graça Paixão, Josiane Eugênio, Julieze Esquiam Gomes, Luana Zimmer Sarzi, Renata Gomes Camargo

Resumo


Desde 2020, vivencia-se um momento de grande impacto social, em virtude da pandemia de COVID-19, na qual as condições sanitárias impossibilitaram estar na escola presencialmente. Este trabalho tem a finalidade de apresentar como o grupo de pesquisa interdisciplinar em tecnologia assistiva e inclusão contribuiu com a produção de conhecimento relacionado ao uso de recursos tecnológicos, a partir do oferecimento de oficinas sobre estratégias e recursos de acessibilidade educacional, no contexto das atividades pedagógicas não presenciais. A metodologia utilizada para a elaboração do texto embasa-se na abordagem qualitativa e caracteriza-se como pesquisa descritiva e explicativa. Elucidam-se as demandas encontradas neste cenário, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, discute-se a importância de se utilizar estratégias e recursos tecnológicos, na elaboração de ações educacionais, que possibilitam a inclusão de todos os estudantes nos processos de ensino e aprendizagem na educação básica, especialmente os estudantes público-alvo da educação especial e apresentam-se as três oficinas oferecidas pelo grupo. Como principais resultados, tem-se que a constatação da necessidade desse tipo de formação pedagógica, como forma de qualificar a atuação dos profissionais de educação da rede pública de ensino, uma vez que observou-se a diversidade da aplicabilidade dos recursos abordados nas oficinas.


Palavras-chave


Educação. Formação Continuada. Recursos Tecnológicos. Inclusão

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DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.114027

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ISSN 0103-6041
ISSN 2595-4377 (online)


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