O receio de ser igual em meio às diferenças

reflexões acerca do antagonismo existencial dos professores do ensino médio diante da inclusão escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.114021

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Estudantes com deficiência, Antagonismo existencial

Resumo

Este trabalho objetivou observar o antagonismo existencial de professores do ensino médio da rede estadual de um município de Minas Gerais, em relação à educação inclusiva. Foram observados professores, lotados em 5 escolas da rede estadual, em um período de 4 anos (2016 – 2019), a partir do contato direto em espaços escolares informais, já que a autora atuou nessas escolas, em diferentes períodos. A partir de observações e memórias, foi organizada uma matriz observacional, que gerou documentação e registros, sendo possível identificar um deslocamento do antagonismo dos professores em relação à inclusão escolar, que passou da completa resistência inicial, aos sentimentos de ansiedade e angústia. Pôde-se observar a empatia que os professores desenvolveram pelos alunos ao longo do tempo, o que corroborou ao desenvolvimento de sentimentos de angústia e de impotência. Em relação às expectativas docentes, as mesmas estão colocadas sob a necessidade de formação continuada. Assim, uma das opções para dirimir o antagonismo existencial dos professores é o fortalecimento da identidade e da formação docente, de forma a proporcionar suporte às práticas pedagógicas. Sem ter pretensão de ser conclusivo, observou-se que inclusão escolar não trata de cumprir legislação, mas de respeitar as particularidades dos sujeitos envolvidos no processo.

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Biografia do Autor

Cláudia Terra do Nascimento Paz, IFSC, Campus Tubarão

Pedagoga, Psicopedagoga, Educadora especial, Doutora em Educação, na linha de Psicopedagogia e processos de enisno-aprendizagem pela UFRGS. Docente efetiva do IFSC, Campus Tubarão.

Yara da Rocha Cruz, Escola Estadual Frei Leopoldo Castelnuovo, Uberaba, MG

Graduação em Ciências Sociais. Licenciatura e Bacharelado pelo Centro de Ensino Superior de Uberaba CESUBE. Pós-graduada em Educação de Jovens e Adultos (IFTM). Teoria Psicanalítica (UNIUBE) e Especialização em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva (IFTM).

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Publicado

28-09-2021

Como Citar

PAZ, C. T. do N.; CRUZ, Y. da R. O receio de ser igual em meio às diferenças: reflexões acerca do antagonismo existencial dos professores do ensino médio diante da inclusão escolar. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.114021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/114021. Acesso em: 29 mar. 2024.