Acessibilidade curricular e ensino de matemática no ensino médio integrado à educação profissional a partir da documentação pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.114010

Palavras-chave:

Ensino de Matemática. Acessibilidade Curricular. Educação Inclusiva. Educação Profissional. Plano Educacional Individualizado.

Resumo

Aborda-se o ensino de Matemática e a acessibilidade curricular com foco no percurso escolar de um estudante com deficiência matriculado em um curso do ensino médio integrado à educação profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul. O estudante selecionado estava no 1º ano do ensino médio integrado em 2019, sendo tratado como um caso complexo e amplamente discutido nas reuniões do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). A metodologia qualitativa baseou-se na análise da documentação pedagógica - composta pelo Plano Educacional Individualizado (PEI) e pelas atas do NAPNE do ano de 2019. As estratégias de acessibilidade curricular em matemática registradas no PEI pelos docentes apontam a prevalência do investimento nas alternativas a partir da ação pedagógica ao invés do registro das dificuldades do estudante, evidenciando a potência do PEI como uma documentação pedagógica que escreve uma memória coletiva sobre as trajetórias escolares e corrobora à acessibilidade curricular. As atas analisadas evocam os momentos de desafios da inclusão escolar que foram refletidos coletivamente, ressaltando a importância do trabalho colaborativo entre todos os agentes envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarissa Haas, IFRS-Campus Caxias do Sul

Doutora em Educação ( PPGEDU/UFRGS). Professora efetiva da área da Pedagogia no IFRS-Campus Caxias do Sul.

Carolina Mross Sozo, IFRS-Campus Caxias do Sul

Acadêmica da Licenciatura em Matemática no IFRS-Campus Caxias do Sul. Bolsista de Iniciação Científica com Fomento CNPQ.

Downloads

Publicado

09-10-2021

Como Citar

HAAS, C.; SOZO, C. M. Acessibilidade curricular e ensino de matemática no ensino médio integrado à educação profissional a partir da documentação pedagógica. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.114010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/114010. Acesso em: 28 mar. 2024.