A construção de Planos de Ensino Individualizados (PEIs) em um colégio de aplicação

trajetória e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.114006

Palavras-chave:

Planejamento de ensino, Inclusão, Adaptação curricular, Plano de ensino individualizado

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o processo de construção de Planos de Ensino Individualizados (PEIs) no Centro Pedagógico (CP/UFMG), colégio de aplicação que oferta o ensino fundamental em tempo integral, com reserva de vagas para estudantes público-alvo da educação especial (PAEE). O PEI é um documento para registrar o processo de inclusão de educandos que demandem adaptações curriculares, sejam eles estudantes PAEE ou não, bem como para traçar as metas específicas de aprendizagem, os avanços e as dificuldades vivenciadas no contexto inclusivo. Com base na perspectiva da educação inclusiva e nas contribuições de Tannús-Valadão; Mendes (2018) e Poker (2013), pretende-se mostrar como o processo de discussão desses Planos tem se dado no Colégio, no período de 2014 a 2021, evidenciando os modos como eles são ressignificados na instituição e os embates que envolvem a construção desse documento. Para isso, foram utilizadas três estratégias metodológicas: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e grupo focal. As análises indicam um processo constante na escola de reflexões a respeito do PEI, bem como desafios quanto à construção de um modelo adequado às demandas da instituição. Mostram também a necessidade de consolidação do trabalho coletivo para a produção desse documento e sua efetivação na prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Camilozzi Alves Costa de Albuquerque Araujo, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro. Pedagoga do Centro Pedagógico da Escola de Educação
Básica e Profissional da UFMG, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Inclusiva e Diversidade (NEPED/
CP/UFMG).

 

Maria Carolina da Silva Caldeira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora e mestre em Educação (UFMG), professora do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG e do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Inclusiva e Diversidade (NEPED/CP/UFMG). 

Ana Luísa Alves, Universidade Federal de Minas Gerais

Estudante de Matemática no Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minsa Gerais. Estudante Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Inclusiva e Diversidade (NEPED/CP/UFMG).

Downloads

Publicado

18-10-2021

Como Citar

ARAUJO, C. C. A. C. de A.; CALDEIRA, M. C. da S.; ALVES, A. L. A construção de Planos de Ensino Individualizados (PEIs) em um colégio de aplicação: trajetória e desafios. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.114006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/114006. Acesso em: 28 mar. 2024.