Prácticas educativas inclusivas: las comunidades de aprendizaje en el apoyo de la educación especial
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.113985Palavras-chave:
Comunidades de aprendizagem. Educação especial, Práticas inclusivas, Integração social.Resumo
Resumen: El presente artículo trata sobre las actuaciones pedagógicas de las comunidades de aprendizaje y su aplicabilidad en los centros, en pos de apoyar a las acciones llevadas a cabo en contextos educativos de educación especial. Se ha desarrollado una investigación de diseño fenomenológico y correlacional, en la que los resultados indicaron un impacto positivo en todos los colegios en los que se aplicó dicha metodología, aunque se observa una mejor tendencia dentro de su propio marco. Por tanto, a modo de conclusión se ha comprobado la utilidad de las prácticas educativas de éxito de las comunidades de aprendizaje. Las tasas de éxito se han visto incrementadas en los colegios que realizaron un proceso de transformación en su modelo educativo de modo a incorporar a estas prácticas en el currículo, así que el estudio apunta a que las comunidades facilitan las prácticas inclusivas y a la inclusión entre alumnos en los centros educativos.
Resumo: Este artigo trata das ações pedagógicas das comunidades de aprendizagem e sua aplicabilidade nas escolas, a fim de apoiar as ações realizadas em contextos educativos especiais. Foi desenvolvido um projeto de pesquisa fenomenológica e correlacional, no qual os resultados indicaram um impacto positivo em todas as escolas onde esta metodologia foi aplicada, embora uma melhor tendência seja observada dentro de sua própria estrutura. Portanto, à guisa de conclusão, a utilidade de práticas educacionais bem sucedidas de comunidades de aprendizagem tem sido comprovada. As taxas de sucesso aumentaram nas escolas que realizaram um processo de transformação em seu modelo educacional a fim de incorporar essas práticas ao currículo, de modo que o estudo sugere que as comunidades facilitem práticas inclusivas e a integração entre os alunos nas escolas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.