A Rede EPT na perspectiva inclusiva: uma revisão sistemática da literatura sobre formação continuada docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.113842

Palavras-chave:

Educação Especial. Formação Continuada do Professor. Instituto Federal.

Resumo

Trata-se de revisão sistemática de pesquisas que objetivou analisar trabalhos que relacionem formação continuada docente (FCD) e inclusão de estudantes com deficiência (EcD) no ensino técnico integrado ao ensino médio dos Institutos Federais (IFs). A pesquisa justifica-se pela composição dos corpos docentes nos IFs, pelo descompasso entre o acesso dos EcD e a formação docente, e pela escassez de pesquisas sobre o tema. Foram utilizados o Portal de Periódicos da Capes, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e a plataforma Google Acadêmico na busca, resultando em dez publicações que evidenciaram: a escassez de pesquisas, distribuídas em sete dos 38 IFs, a concentração de resultados em 2017 e no IFRN; e a percepção de descompasso entre o discurso sobre educação inclusiva nos documentos institucionais e a prática possível nas instituições como motivação comum aos achados. Por fim, os resultados e conclusões evidenciaram a necessidade de fortalecimento e oferta contínua da FCD nos IFs, para a consolidação de uma educação inclusiva efetiva a todos os estudantes, e de aumento das pesquisas de mesmo tema para enriquecimento e divulgação de conhecimento na área da educação especial em uma perspectiva inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Pinheiro Volante, Instituto Federal do Paraná

Especialização em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva pelo Instituto Federal do triângulo Mineiro (IFTM). Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Luana Ugalde da Costa, Instituto Federal do Acre

Mestre em Ensino Tecnológico, pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Docente de Psicologia e Coordenadora de Ações Inclusivas no Instituto Federal do Acre (IFAC).

Suammy Priscila Rodrigues Leite Cordeiro, Instituto Federal do Mato Grosso

Doutoranda em Educação – Formação de Professores pela Universidade de Lisboa (UL). Docente de Libras no Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT). 

Downloads

Publicado

2021-10-18