A Rede EPT na perspectiva inclusiva: uma revisão sistemática da literatura sobre formação continuada docente

Daniele Pinheiro Volante, Luana Ugalde da Costa, Suammy Priscila Rodrigues Leite Cordeiro

Resumo


Trata-se de revisão sistemática de pesquisas que objetivou analisar trabalhos que relacionem formação continuada docente (FCD) e inclusão de estudantes com deficiência (EcD) no ensino técnico integrado ao ensino médio dos Institutos Federais (IFs). A pesquisa justifica-se pela composição dos corpos docentes nos IFs, pelo descompasso entre o acesso dos EcD e a formação docente, e pela escassez de pesquisas sobre o tema. Foram utilizados o Portal de Periódicos da Capes, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e a plataforma Google Acadêmico na busca, resultando em dez publicações que evidenciaram: a escassez de pesquisas, distribuídas em sete dos 38 IFs, a concentração de resultados em 2017 e no IFRN; e a percepção de descompasso entre o discurso sobre educação inclusiva nos documentos institucionais e a prática possível nas instituições como motivação comum aos achados. Por fim, os resultados e conclusões evidenciaram a necessidade de fortalecimento e oferta contínua da FCD nos IFs, para a consolidação de uma educação inclusiva efetiva a todos os estudantes, e de aumento das pesquisas de mesmo tema para enriquecimento e divulgação de conhecimento na área da educação especial em uma perspectiva inclusiva.


Palavras-chave


Educação Especial. Formação Continuada do Professor. Instituto Federal.

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DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.113842

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ISSN 0103-6041
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