Por uma cartografia do meio fio
a alfabetização do olhar na pesquisa com jovens em situação de rua em Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.111296Palavras-chave:
juventudes, situação de rua, educação não escolarResumo
Os estudos acerca das juventudes contemporâneas indicam tanto a premência da garantia de direitos e da promoção dos sujeitos pelas políticas públicas, quanto o caráter plural das presenças juvenis. No intuito de problematizar a possibilidade de fruição juvenil na rua, este texto aponta para as potências da pesquisa com jovens a partir da rua. Sugere-se que o pesquisador-educador deambule e se deixe capturar pelas cenas e sujeitos na luta cotidiana pela existência como pessoas jovens. Do ponto de vista metodológico, foram utilizados os registros dos autores em diários de campo e em redes sociais como espaços para narrar as imagens do pensamento. Ela compõe um estudo maior, no qual se investiga como jovens em situação de rua constituem suportes ou apoios em relação à proteção social, mirando nos processos de individuação em Martucelli. Também são levados em conta autores que estudam as juventudes. Os resultados apresentados anunciam as possibilidades da pesquisa com juventudes na rua como exercícios de deambulação, físicas e virtuais, e posicionamento.
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