Por uma cartografia do meio fio

a alfabetização do olhar na pesquisa com jovens em situação de rua em Porto Alegre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.111296

Palavras-chave:

juventudes, situação de rua, educação não escolar

Resumo

Os estudos acerca das juventudes contemporâneas indicam tanto a premência da garantia de direitos e da promoção dos sujeitos pelas políticas públicas, quanto o caráter plural das presenças juvenis. No intuito de problematizar a possibilidade de fruição juvenil na rua, este texto aponta para as potências da pesquisa com jovens a partir da rua. Sugere-se que o pesquisador-educador deambule e se deixe capturar pelas cenas e sujeitos na luta cotidiana pela existência como pessoas jovens. Do ponto de vista metodológico, foram utilizados os registros dos autores em diários de campo e em redes sociais como espaços para narrar as imagens do pensamento. Ela compõe um estudo maior, no qual se investiga como jovens em situação de rua constituem suportes ou apoios em relação à proteção social, mirando nos processos de individuação em Martucelli. Também são levados em conta autores que estudam as juventudes. Os resultados apresentados anunciam as possibilidades da pesquisa com juventudes na rua como exercícios de deambulação, físicas e virtuais, e posicionamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulina dos Santos Gonçalves, UFRGS

Mestranda em Educação na Linha de pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação no Programa de Pós Graduação em Educação na Faculdade de Educação na UFRGS.

Anderson Rosa Ferreira, UFRGS

Graduando em Politicas Públicas. Ativista do Movimento Nacional dos Moradores de Rua MNPR. Jornalista do Boca de Rua.

Downloads

Publicado

28-04-2021

Como Citar

DOS SANTOS GONÇALVES, P.; ROSA FERREIRA, A. Por uma cartografia do meio fio: a alfabetização do olhar na pesquisa com jovens em situação de rua em Porto Alegre. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.111296. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/111296. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática especial