A juventude vítima de homicídios na cidade de João Pessoa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.111271

Palavras-chave:

Juventude, Homicídio, Vulnerabilidade, Desigualdade Social

Resumo

A partir dos anos 2000, o Nordeste torna-se a região com maiores índices de homicídios do país. As vulnerabilidades a queos jovens estão expostos tem relação com a desigualdade social e consequente deficiência na oferta de serviços básicos. Este artigo busca analisar as características da juventude assassinada em João Pessoa a partir de levantamento de dados da Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (período de 2014 a 2017). As análises aconteceram com base nas informações sócio demográficas dos sujeitos assassinados edados como o local de ocorrência do fato e o tipo de arma utilizada. A juventude aparece como principal vítima de violência em João Pessoa, representando 53,28% do total de vítimas, sendo 94,43% deles do sexo masculino e 92,39% executados através de armasde fogo. Percebe-se que há certa padronização na mortalidade da juventude e que esta problemática se relaciona com a desigualdade social, evidenciada, sobretudo, a partir da grande incidência de homicídios em poucos bairros da cidade, onde estes apresentavam baixos índices relativos a aspectos de condições de vida da população. Os resultados obtidos mostram que a discussão acerca desta temática não pode ser descontextualizada ou realizada a partir de um padrão individual de comportamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Italo de Oliveira Guedes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Maria de Fátima Pereira Alberto, Universidade Federal da Paraíba

Professora titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba

Rafaela Rocha da Costa, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora do curso de Psicologia na Universidade do Estado de Minas Gerais e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

28-04-2021

Como Citar

GUEDES, I. de O.; ALBERTO, M. de F. P.; DA COSTA, R. R. A juventude vítima de homicídios na cidade de João Pessoa. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.111271. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/111271. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática especial