Educação de Jovens e Adultos, Educação Social e juventudes

da subjetividade à aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.111252

Palavras-chave:

Juventudes. Educação Social. Educação de Jovens e Adultos. Aprendizagem. Subjetividade.

Resumo

A Educação Social e a Educação de Jovens e Adultos se tornaram espaços alternativos à margem da tradição escolar e acolhem as diferentes trajetórias e a complexidade dos processos de aprendizagem da juventude brasileira. Em uma perspectiva de aprendizagem enquanto processo subjetivo alinhado à experiência de vida do educando, este artigo tem como objetivo refletir sobre as trajetórias de aprendizagem das juventudes em contextos educativos não tradicionais a partir do diálogo de duas pesquisas em âmbito de mestrado em Educação. A primeira pesquisa contou com a participação de um adulto matriculado na Educação de Jovens e Adultos e discursa sobre suas experiências educacionais enquanto jovem, utilizando como método de análise a Metodologia Construtivo-Interpretativa; na segunda pesquisa foram participantes 10 jovens entre 14 e 19 anos que acessavam a Educação Social, utilizando como método de análise a Análise Textual Discursiva.  No diálogo entre as duas pesquisas, foram determinados dois aspectos importantes acerca das diferentes possibilidades pedagógicas que dêem conta da complexidade das juventudes: a) a concepção da aprendizagem para além do processo de escolarização; b) o potencial da afetividade para promover processos de aprendizagem mais produtivos. Assim, caminhos são possibilitados para refletir sobre a articulação entre juventude, tradição escolar e permanência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana dos Santos Rocha, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Bolsista CAPES). Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Bolsista CNPq). Bacharel em Psicopedagogia. Pedagoga na Fundação projeto pescar. Professora Convidada da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Aprendizagem e Processos Inclusivos (NEPAPI/PUCRS) e do Grupo de Pesquisa Coletivo de Educação Popular e Pedagogia Social (CEPOPES/UFRGS).

Isabella Kessler Azambuja, Colégio Mesquita de Porto Alegre

Mestra em Educação (PUCRS), professora de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos do Colégio Mesquita de Porto Alegre (RS).

Marlene Rozek, Aposentada.

Doutora em Educação (UFRGS). Mestra em Educação (PUCRS). Pedagoga. Foi professora titular do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

28-04-2021

Como Citar

ROCHA, J. dos S.; AZAMBUJA, I. K.; ROZEK, M. Educação de Jovens e Adultos, Educação Social e juventudes: da subjetividade à aprendizagem. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.111252. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/111252. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática especial