#JuventudesNaRede:(Des)aprendendo gênero e sexualidade nos currículos-tour do LDRV

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.111238

Palavras-chave:

, Estudos Culturais, Juventude, Cultura Digital, LDRV, Narrativas.

Resumo

Corpo, autocuidado, política, projetos de vida, gostos musicais...a lista de temas incorporados no cotidiano da internet é imensurável. Cada vez mais os/as jovens estão se posicionando e ocupando as redes sociais como territórios de visibilidade. Por meio da análise cultural, objetiva-se nesta pesquisa compreender de que forma é posto emoperação um currículo-tour, um conjunto não-linear e não-hierárquico de múltiplas (des)aprendizagens que são produzidas em meio às narrativas turísticas e excursionistas dos/as jovens usuários do New Dimension –Maracujá ERA, divisão do LDRV, famoso grupodo Facebook. Conclui-se que o LDRV opera como uma comunidade de sentidos ao estabelecer a partilha de significados, bem como um currículo-tour, um conjunto de narrativas cujo acontecimento experienciado, seja correspondendo ao ‘vivido’ ou ao ‘ficcionado’,ao ser publicizado nos comentários e publicações do grupo estendem uma rede de afetos potentes na produção de subjetividades de generificadas e sexualizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcidesio Oliveira da Silva Junior

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Integrante do Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação (GPCAE/UFRPE/CNPq), do Grupo Gênero, Educação, Diversidade e Inclusão (GEDI/UFPB/CNPq) e do Laboratório de Experiência, Visualidade e Educação (LEVE/UFPE/CNPq). Integra a Associação Brasileira de Currículo (ABdC). E-mail: ateneu7@gmail.com

Downloads

Publicado

2021-04-28

Edição

Seção

Temática especial