#JuventudesNaRede:(Des)aprendendo gênero e sexualidade nos currículos-tour do LDRV

Alcidesio Oliveira da Silva Junior

Resumo


Corpo, autocuidado, política, projetos de vida, gostos musicais...a lista de temas incorporados no cotidiano da internet é imensurável. Cada vez mais os/as jovens estão se posicionando e ocupando as redes sociais como territórios de visibilidade. Por meio da análise cultural, objetiva-se nesta pesquisa compreender de que forma é posto emoperação um currículo-tour, um conjunto não-linear e não-hierárquico de múltiplas (des)aprendizagens que são produzidas em meio às narrativas turísticas e excursionistas dos/as jovens usuários do New Dimension –Maracujá ERA, divisão do LDRV, famoso grupodo Facebook. Conclui-se que o LDRV opera como uma comunidade de sentidos ao estabelecer a partilha de significados, bem como um currículo-tour, um conjunto de narrativas cujo acontecimento experienciado, seja correspondendo ao ‘vivido’ ou ao ‘ficcionado’,ao ser publicizado nos comentários e publicações do grupo estendem uma rede de afetos potentes na produção de subjetividades de generificadas e sexualizadas.

Palavras-chave


: Estudos Culturais; Juventude; Cultura Digital; LDRV; Narrativas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.111238

Direitos autorais 2021

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

ISSN 0103-6041
ISSN 2595-4377 (online)


Indexadores

Apoio e fomento