Pesquisando masculinidades juvenis em um contexto escolar

desafios metodológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.111217

Palavras-chave:

Pesquisa Qualitativa, Jovens, Gênero, Masculinidade.

Resumo

A pesquisa, que será aqui discutida, objetivou compreender os sentidos e significados que os jovens produzem sobre masculinidades, em um contexto escolar no interior do Nordeste. Privilegiou-se a pesquisa de natureza narrativo-dialógica, considerando a importância das interações intersubjetivas no campo da pesquisa. Lançou-se mão de dispositivos metodológicos, como: observação participante; rodas de conversas; entrevistas narrativas; grupos de discussão, que fizeram emergir novas formas de posicionamento entre os participantes e a pesquisadora nos contextos investigados. O protagonismo dos jovens durante a pesquisa ea escuta sensível da pesquisadora durante a pesquisa produziramefeitos subjetivos importantes para ambos, trazendo à tona a demanda dos jovensde que a escola promovesse espaços de debate e de participação para serem ouvidos e reconhecidos nas suas diversidades.O aprofundamento teórico e a incursão no campo de pesquisa apontaram para uma diversidade de experiências juvenis em relação à vivência da masculinidade. Apesar dessa escuta, pode-se afirmar que a escola ainda está longe de possibilitar a livre expressão e performatividade da diversidade de gênero entre jovens.

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Biografia do Autor

Neide Pinto dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano)

Mestra em Educação, Professora do Instituto Federal Baiano.

Mirela Figueiredo Iriart, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professora Plena do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana - BA (UEFS)

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Publicado

28-04-2021

Como Citar

DOS SANTOS, N. P.; IRIART, M. F. Pesquisando masculinidades juvenis em um contexto escolar: desafios metodológicos. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.111217. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/111217. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática especial