A experiência da disciplina “Educação em Nutrição II” no contexto da pandemia de Covid-19

Fernanda Pons Madruga, Ana Lúcia de Freitas Saccol

Resumo


Os professores e estudantes da educação básica e superior foram surpreendidos durante a pandemia de Covid-19 por um imenso desafio: manter o vínculo e as atividades de ensinar e aprender, mesmo lidando com todas as dificuldades impostas pela situação adversa. Nas escolas, o Programa Nacional de Alimentação Escolar preconiza a realização de ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) que colaborem para o crescimento, o desenvolvimento, o rendimento escolar, a aprendizagem e práticas alimentares saudáveis dos estudantes, mediante ação dos profissionais de educação das escolas, do responsável técnico e das demais nutricionistas do ente público. Compreender como o campo da EAN, no contexto da formação acadêmica do nutricionista, com vistas a atividades em escolas, vem sendo abordado nos cursos de Nutrição é o que nos move. O presente artigo apresenta o relato de experiência da disciplina extensionista de Educação em Nutrição II, voltada à atuação no ambiente escolar, em escolas da rede pública, como uma proposta diferenciada no currículo de um Curso de Nutrição da Região Sul do Brasil. A experiência demonstra a importância da relação entre a universidade e as escolas públicas, com inserção de disciplinas extensionistas e a educação voltada a uma necessidade social da comunidade.

Palavras-chave


pandemia Covid-19. Educação Alimentar e Nutricional. Extensão universitária

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.111212

Direitos autorais 2021

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

ISSN 0103-6041
ISSN 2595-4377 (online)


Indexadores

Apoio e fomento