Crenças de estudantes do ensino médio do IFRN/Campus Pau dos Ferros sobre o internetês

Luan Talles de Araújo Brito, Auiã Tobias Chaves Coelho, Mirla Isabel Lopes Gomes, Yasmim Mendes da Costa

Resumo


Este artigo advém de um projeto de pesquisa desenvolvido no IFRN/Campus Pau dos Ferros, cujo objeto de estudo foram as crenças de estudantes do ensino médio sobre o internetês. Os objetivos do trabalho são: entender as crenças dos referidos discentes sobreo internetês e refletir sobre as possíveis origens dessas crenças. O corpus foi formado a partir da aplicação remota de um questionário misto. No referencial teórico, destacam-se as contribuições de Barcelos (2001), Silva (2007), Rocha (2010), Brito (2019), Bisognin (2009), Gonzalez (2007) e Xavier (2014). Os resultados revelam que a maioria dos estudantes acredita na facilidade de leitura do internetês, considerando-o ora um vício de linguagem a ser evitado, ora um reflexo do fenômeno de variação linguística o qual não prejudica a aprendizagem formal. Além disso, verificou-se que a maior parte dos informantes não recebeu instruções em sala aula acerca do uso adequado do internetês, o que evidencia a necessidade de a escola oportunizar cada vez mais espaçosde discussão sobre os usos contemporâneos da linguagem.


Palavras-chave


Crenças; Estudantes; Ensino Médio; Internetês.

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DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.111203

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ISSN 0103-6041
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