Crenças de estudantes do ensino médio do IFRN/Campus Pau dos Ferros sobre o internetês

Autores

  • Luan Talles de Araújo Brito Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0003-1425-4936
  • Auiã Tobias Chaves Coelho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Mirla Isabel Lopes Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Yasmim Mendes da Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.111203

Palavras-chave:

Crenças, Estudantes, Ensino Médio, Internetês.

Resumo

Este artigo advém de um projeto de pesquisa desenvolvido no IFRN/Campus Pau dos Ferros, cujo objeto de estudo foram as crenças de estudantes do ensino médio sobre o internetês. Os objetivos do trabalho são: entender as crenças dos referidos discentes sobreo internetês e refletir sobre as possíveis origens dessas crenças. O corpus foi formado a partir da aplicação remota de um questionário misto. No referencial teórico, destacam-se as contribuições de Barcelos (2001), Silva (2007), Rocha (2010), Brito (2019), Bisognin (2009), Gonzalez (2007) e Xavier (2014). Os resultados revelam que a maioria dos estudantes acredita na facilidade de leitura do internetês, considerando-o ora um vício de linguagem a ser evitado, ora um reflexo do fenômeno de variação linguística o qual não prejudica a aprendizagem formal. Além disso, verificou-se que a maior parte dos informantes não recebeu instruções em sala aula acerca do uso adequado do internetês, o que evidencia a necessidade de a escola oportunizar cada vez mais espaçosde discussão sobre os usos contemporâneos da linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luan Talles de Araújo Brito, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutor em Letras, pela UERN.

Professor de Língua Portuguesa e Literatura, no IFRN Campus Pau dos Ferros.

Auiã Tobias Chaves Coelho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Estudante do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Apicultura, do IFRN Campus Pau dos Ferros.

Mirla Isabel Lopes Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Estudante do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Informática, do IFRN Campus Pau dos Ferros.

Yasmim Mendes da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Estudante do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Informática, do IFRN Campus Pau dos Ferros.

Downloads

Publicado

28-04-2021

Como Citar

BRITO, L. T. de A.; COELHO, A. T. C.; GOMES, M. I. L.; DA COSTA, Y. M. Crenças de estudantes do ensino médio do IFRN/Campus Pau dos Ferros sobre o internetês. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.111203. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/111203. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática especial