Conhecimento e cultura: o quinto elemento do hip hop na vivência de jovens MC's da região metropolitana de Curitiba

Marcia Cristina dos Santos, Luiz Henrique Vignola Cabrera

Resumo


Este artigo discute a relação entre educação, juventudes e hip hop a partir das experiências relatadas por jovens MC’s que participam ativamente da cena do rap na cidade de Araucária, região metropolitana de Curitiba, capital do Estado do Paraná. Com objetivo de perceber a importância do rap na busca e construção do conhecimento por esses sujeitos, foram feitas entrevistas com roteiro semiestruturado e, em seguida, realizada uma análise qualitativa sistematizada pela articulação entre as narrativas dos sujeitos e o levantamento bibliográfico, bem como na retomada dos conceitos de juventudes e educação. Por fim, foi possível concluir que o rap se constitui em um elo que liga diferentes sujeitos numa configuração social e que, por meio da cultura, oportuniza uma formação humana e social na qual prevalece o respeito às diferenças, o gosto pela leitura e a necessidade de adquirir novos conhecimentos, além de se apresentar como uma ferramenta útil para tornar a educação escolar mais atrativa para as juventudes por meio de sua inserção no espaço escolar.


Palavras-chave


Educação. Juventudes. Hip hop

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.111186

Direitos autorais 2021

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

ISSN 0103-6041
ISSN 2595-4377 (online)


Indexadores

Apoio e fomento