Precarização da Escola Pública e suas Implicações no Processo de Escolarização de Jovens de Camadas Populares: Um Relato de Jovens Estudantes da Escola Dr. Celso Malcher, Bairro da Terra Firme, Belém/Pa.

Jesus de Nazaré de Lima Costa, Maria José Aviz Rosário, Thaís Pimenta Pimentel

Resumo


Neste artigo apresentam-se os dados relativos à pesquisa de campo realizadas durante os estudos de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação Em Currículo e Gestão da Escola Básica/PPEB/UFPA, que teve como objetivo investigar sobre o processo de mobilização eluta dos jovens, pelo direito à educação, no seu itinerário de escolarização dos jovens da Escola Dr. Celso Malcher, entendendo este processo como paulatino na vida de cada sujeito, marcado por muitas idiossincrasias características peculiares de cada grupo conforme o espaço, o tempo e as condições dadas aos vários agentes. Durante a pesquisa, trabalhamos com duas categorias, escolhidas, a priori, a desigualdade e a contradição. O processo de escolarização dos jovens das camadas populares é marcado/permeado por grandes desafios, pois a garantia de uma escola e educação de qualidadepara todos têm avançado muito lentamente no Brasil. As grandes desigualdades sociais existentes no Brasil são empecilho para a maioria dos jovens das camadas populares completarem o período de formação na escola básica. Este estudo ancora-se em autores como: RIBEIRO, LANES E CARRANO 2006; DAYRELL, 2016, ABRAMO, 2014, CARRANO e DAYRELL, 2013. O estudo revelou que as categorias infraestrutura e trabalho influenciam bastante no processo de escolarização dos jovens, que culmina em mobilizações e participação dos jovens da escola em prol do direito a uma educação.


Palavras-chave


Juventude; Escola; Processo de Escolarização; Precarização

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DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.111178

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