Jovens estudantes do ensino médio integrado

relações de gênero na formação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.111161

Palavras-chave:

Juventude, Educação professional, Gênero, Projetos de futuro

Resumo

O presente artigo tem por objetivo identificar as percepções de jovens estudantes do ensino médio integrado sobre o itinerário formativo profissionalizante e da base comum, bem como suas expectativas para depois desta etapa da educação básica, considerando as diferenças e desigualdades de gênero produzidas na escola. O estudo de caráter quantitativo contou com a aplicação de um survey com questões abertas e fechadas junto à 191 estudantes dos cursos de automação industrial e informática do 1º, 2º e 3º anos de uma escola da rede pública federal. Os resultados evidenciam diferenças de gênero em relação às preferências entre o itinerário formativo profissional e da base comum, nas atividades em laboratórios e nas expectativas de futuro desses/dessas jovens. Para os meninos, há maior preferência pelas disciplinas profissionalizantes combinada com o interesse por carreiras correlatas como engenharias e informática. As meninas, por outro lado, valorizam mais as disciplinas da base comum, indicam uma variedade maior de profissões.

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Biografia do Autor

Caíque Diogo de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba

Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGed-So), Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba

Maria Carla Corrochano, Universidade Federal de São Carlos

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGed-So), Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba

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Publicado

28-04-2021

Como Citar

OLIVEIRA, C. D. de; CORROCHANO, M. C. Jovens estudantes do ensino médio integrado: relações de gênero na formação profissional. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.111161. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/111161. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática especial