Juventude e os desafios do processo de integração ao ambiente universitário

aproximações com a realidade da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.111155

Palavras-chave:

Juventude, Transição, Ensino Médio, Educação Superior, Integração

Resumo

Analisa as ações de integração de novos estudantes ao ambiente universitário, desenvolvidas na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, ancorando-se no debate atual sobre o processo de transição do ensino médio à educação superior no Brasil. A metodologia, de abordagem qualitativa, sustenta-se em referenciais teórico-metodológicos da pesquisa em educação, dialogando com estudos de juventude. Os dados resultam de revisão bibliográfica e análise de documentos. Os resultados apontam queo processo de integração de novos estudantes nos cursos de graduação instigarum debate multidimensional que considere aspectos estruturais que permeiam o contexto de expansão do acesso à educação superior; aspectos institucionais que se expressam em diferentes graus de produção de suporte aos jovens recém ingressos na educação superior; além da indispensável discussão no campo das subjetividades. Na experiência institucional explorada no estudo, observa-se um esforço de integração articulado sobre princípios de deliberação coletiva, participação de diferentes atores e continuidade. Experiência que pode ser favorecida pela inserção de processos de escuta dos jovens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nádia Maciel Falcão, Universidade Federal do Amazonas

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Univesidade Federal do Amazonas. Doutora em Educação.

Margareth Soares Abtibol, Universidade Federal do Amazonas

Discente do Curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas.

Miriane Feitoza dos Santos, Universidade Federal do Amazonas

Discente do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

28-04-2021

Como Citar

FALCÃO, N. M.; ABTIBOL, M. S.; SANTOS, M. F. dos. Juventude e os desafios do processo de integração ao ambiente universitário: aproximações com a realidade da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.111155. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/111155. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática especial