Juventude e os desafios do processo de integração ao ambiente universitário
aproximações com a realidade da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.111155Palavras-chave:
Juventude, Transição, Ensino Médio, Educação Superior, IntegraçãoResumo
Analisa as ações de integração de novos estudantes ao ambiente universitário, desenvolvidas na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, ancorando-se no debate atual sobre o processo de transição do ensino médio à educação superior no Brasil. A metodologia, de abordagem qualitativa, sustenta-se em referenciais teórico-metodológicos da pesquisa em educação, dialogando com estudos de juventude. Os dados resultam de revisão bibliográfica e análise de documentos. Os resultados apontam queo processo de integração de novos estudantes nos cursos de graduação instigarum debate multidimensional que considere aspectos estruturais que permeiam o contexto de expansão do acesso à educação superior; aspectos institucionais que se expressam em diferentes graus de produção de suporte aos jovens recém ingressos na educação superior; além da indispensável discussão no campo das subjetividades. Na experiência institucional explorada no estudo, observa-se um esforço de integração articulado sobre princípios de deliberação coletiva, participação de diferentes atores e continuidade. Experiência que pode ser favorecida pela inserção de processos de escuta dos jovens.Downloads
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