Juventude e os desafios do processo de integração ao ambiente universitário: aproximações com a realidade da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas

Nádia Maciel Falcão, Margareth Soares Abtibol, Miriane Feitoza dos Santos

Resumo


Analisa as ações de integração de novos estudantes ao ambiente universitário, desenvolvidas na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, ancorando-se no debate atual sobre o processo de transição do ensino médio à educação superior no Brasil. A metodologia, de abordagem qualitativa, sustenta-se em referenciais teórico-metodológicos da pesquisa em educação, dialogando com estudos de juventude. Os dados resultam de revisão bibliográfica e análise de documentos. Os resultados apontam queo processo de integração de novos estudantes nos cursos de graduação instigarum debate multidimensional que considere aspectos estruturais que permeiam o contexto de expansão do acesso à educação superior; aspectos institucionais que se expressam em diferentes graus de produção de suporte aos jovens recém ingressos na educação superior; além da indispensável discussão no campo das subjetividades. Na experiência institucional explorada no estudo, observa-se um esforço de integração articulado sobre princípios de deliberação coletiva, participação de diferentes atores e continuidade. Experiência que pode ser favorecida pela inserção de processos de escuta dos jovens.

Palavras-chave


Juventude; Transição; Ensino Médio; Educação Superior; Integração

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DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.111155

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ISSN 0103-6041
ISSN 2595-4377 (online)


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