O uso do hipertexto no ensino remoto

Rafaela Silva Storino, Cleria Lourdes Moreira Pereira, Niltom Vieira Junior

Resumo


O Ensino Remoto Emergencial irrompeu de forma abrupta devido à pandemia do ano de 2020 (COVID-19) e resultou em diversas indagações, discussões, implementação de métodos, recursos e ferramentas. Foi preciso pesquisar e experienciar para que todos, de certa maneira, se adaptassem a este cenário. Isto posto, utilizar recursos que se encaixem neste diferente formato de ensino foi um desafio, por isso é necessário entender os desafios, as conquistas e as intenções dos professores durante este período. Para tal, escolhemos o hipertexto como objeto de pesquisa, a fim de reconhecer seu uso ou não, seja antes e durante a pandemia, e analisar os obstáculos encontrados pelos professores. A partir desta intenção, foi compartilhado um questionário online, no qual profissionais de diversas regiões do Brasil responderam, com perguntas abrangentes e específicas. Obteve-se um resultado de 75 respostas, as quais foram analisadas e discutidas, para que pudéssemos entender as escolhas e caminhos escolhidos pelos professores, para lidar com este momento desafiador.

Palavras-chave


Hipertexto; Ensino Remoto Emergencial; Ensino Online.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.111126

Direitos autorais 2021

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

ISSN 0103-6041
ISSN 2595-4377 (online)


Indexadores

Apoio e fomento