Promoção da saúde mental de adolescentes e jovens em contextos educativos

elaboração de um guia de cuidado humano

Autores

  • Patrícia Espíndola de Lima Teixeira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-5059-9571
  • Luiz Gustavo Santos Tessaro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.111123

Palavras-chave:

Juventude. Adolescência. Educação em saúde. Saúde mental.

Resumo

O Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista (OJ) é uma iniciativa que trabalha com a produção de pesquisas e difusão de conhecimento no campo das juventudes. Essa difusão se dá por meio da elaboração de subsídios em diversos formatos, como e-books. Mesmo antes da pandemia de COVID-19, alguns achados da literatura científica sugeriam uma piora nas condições de saúde mental da população adolescente e jovem. Diante disso, este artigo tem como objetivo apresentar o relato de experiência da elaboração de um e-book intitulado “Saúde Mental de Adolescentes e Jovens em Contextos Educativos: Relações de Cuidado Humano” coordenado pelo OJ e desenvolvido em parceria com outros serviços da mesma instituição. Trata-se de um material pedagogicamente elaborado em um formato informativo e interventivo. Este visou a promoção da saúde mental, em uma perspectiva integral, com um conteúdo constituído a partir do olhar da saúde, da educação e da assistência. Neste artigo, aponta-se as justificativas para a composição do e-book, narra-se o processo de organização do material e expõe-se aspectos do conteúdo e do formato. Acredita-se na importância de documentos semelhantes que viabilizem a capacitação dos jovens, das famílias e das comunidades acadêmicas para um olhar refinado de cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Espíndola de Lima Teixeira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda e Mestre em Teologia (PUCRS, 2017). Pós-graduada em Filosofia e Autoconhecimento (PUCRS, 2020). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (FAPA, 2007). Licenciada em Pedagogia (PUCRS,2000). Atua como docente convidada e assessora psicopedagógica. Coordena o Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista, vinculado à Pró-reitoria de Identidade Institucional PUCRS. 

Luiz Gustavo Santos Tessaro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em Psicologia (UNISINOS).Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Pós-graduado em Psicologia Positiva (PUCRS). Atua como psicólogo clínico. Assessor e pesquisador no Grupo de pesquisa do Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista, vinculado à Pró-reitoria de Identidade Institucional PUCRS.

Downloads

Publicado

28-04-2021

Como Citar

TEIXEIRA, P. E. de L.; TESSARO, L. G. S. Promoção da saúde mental de adolescentes e jovens em contextos educativos: elaboração de um guia de cuidado humano. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.111123. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/111123. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática especial