Juventude e educação
a música como influência no desenvolvimento escolar e a utilização de fones de ouvido entre os jovens de 15 e 17 anos
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.111008Palavras-chave:
Juventude, Educação musical, Fones de ouvidoResumo
Nesta pesquisa, a partir de uma revisão bibliográfica e de coletade dados em campo, buscou-se: Estudar a função social da música e a influência que essa tem na vida dos jovens; Conhecer e analisar quais os gêneros e estilos musicais que esses indivíduos escutam; Identificar os motivos que os levam ao uso de fones de ouvido; E, descobrir se o uso constante dos mesmos podem ser uma distração e atrapalhar o seu desenvolvimento escolar. Para alcançar esses objetivos, dois procedimentos foram utilizados: estudo bibliográfico e questionário específico, de caráter quantitativo, com perguntas semiabertas destinado à estudantes de 15 a 17anos. Os resultados obtidos, por meio dos referenciais teóricos, indicam que o jovem tem a necessidade de criar uma imagem para apresentar-se aos outros e a música está intimamente ligada a esseprocesso de expressão, liberdade e aceitação em um determinado grupo. Essas informações são consolidadas na análise de dados, pois o público alvo em questão afirma ouvir determinados gêneros e estilos musicais para não se sentirem excluídos. Com isso, percebemos que a música está incluída no conjunto de códigos que caracterizam os círculos de amizade dessa faixa etária.
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