Juventude e educação

a música como influência no desenvolvimento escolar e a utilização de fones de ouvido entre os jovens de 15 e 17 anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.111008

Palavras-chave:

Juventude, Educação musical, Fones de ouvido

Resumo

Nesta pesquisa, a partir de uma revisão bibliográfica e de coletade dados em campo, buscou-se: Estudar a função social da música e a influência que essa tem na vida dos jovens; Conhecer e analisar quais os gêneros e estilos musicais que esses indivíduos escutam; Identificar os motivos que os levam ao uso de fones de ouvido; E, descobrir se o uso constante dos mesmos podem ser uma distração e atrapalhar o seu desenvolvimento escolar. Para alcançar esses objetivos, dois procedimentos foram utilizados: estudo bibliográfico e questionário específico, de caráter quantitativo, com perguntas semiabertas destinado à estudantes de 15 a 17anos. Os resultados obtidos, por meio dos referenciais teóricos, indicam que o jovem tem a necessidade de criar uma imagem para apresentar-se aos outros e a música está intimamente ligada a esseprocesso de expressão, liberdade e aceitação em um determinado grupo. Essas informações são consolidadas na análise de dados, pois o público alvo em questão afirma ouvir determinados gêneros e estilos musicais para não se sentirem excluídos. Com isso, percebemos que a música está incluída no conjunto de códigos que caracterizam os círculos de amizade dessa faixa etária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Martinez de Oliveira Coelho, Prefeituras de Curitiba e de Colombo

Possui Pós-graduação/especialização em Metodologia do Ensino de Artes pela UNINTER (2018); Graduação em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/ FAP (2014) e curso técnico/ profissionalizante: Formação de Docentes em Nível Médio (Magistério) pelo Colégio Estadual Paulo Leminski (2010). Tem experiência em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e na área de Arte, com ênfase em Educação e Produção Musical. No momento atua como professora de Música na RME de Colombo e como professora de Arte na RME de Curitiba.

Downloads

Publicado

28-04-2021

Como Citar

MARTINEZ DE OLIVEIRA COELHO, D. Juventude e educação: a música como influência no desenvolvimento escolar e a utilização de fones de ouvido entre os jovens de 15 e 17 anos. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.111008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/111008. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Temática especial