Jovens narrativas gays

(a)normalidade, reconhecimento e medo nos espaços educacionais

Autores

  • Alexandre Luiz Polizel Professor Colaborador no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. Doutorando e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Licenciado em Ciências Biológicas (UEM) e Filosofia (UNAR). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Narrativas, Educações, Ciências e Culturas; Membro do Grupo de Estudos Culturais das Ciências e das Educações. http://orcid.org/0000-0001-6397-306X

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.110659

Palavras-chave:

Narrativas de si. Heteroautobiografia. Espaços de ensino. Normatividade. Tecnologias de poder. Juventudes

Resumo

Este manuscrito tem por objetivo traçar considerações acerca das tecnologias de poder e de resistência, evidenciadas nas narrativas de si de um jovem gay licenciando de química da Universidade Estadual de Maringá (UEM), durante sua trajetória pelos espaços educacionais. A investigação deu-se sob a perspectiva heteroautobiográfica, a fim de possibilitar a construção de narrativas de si. As construções das narrativas foram guiadas utilizando um roteiro com questões, sendo esta audiogravada, transcrita e acompanhada por tomadas de notas em caderno de campo, sendo empregada análise de discurso sob inspiração Foucaultiana. Evidenciou-se que as questões de violação atreladas a sua identidade sexual eram catalisadas pelo estatuto de verdade vigente que estabelece um quadro de normatividade cis-heteronormativa. O quadro normativo aciona tecnologias de poder sob o corpo gay que se dá: i) no âmbito do reconhecimento, em um primeiro momento negando a possibilidade de reconhecer pela não visualização de si, devido ao medo de uma violação; ii) como técnica de resistência o reconhecimento se dá em relação a um Outro membro do grupo identitário LGBT, catalisada pelas violações sofridas por estes; iii) na afirmação de si e requerimento de validação de seu modo de ser, após votação do Plano Nacional de Educação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Luiz Polizel, Professor Colaborador no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. Doutorando e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Licenciado em Ciências Biológicas (UEM) e Filosofia (UNAR). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Narrativas, Educações, Ciências e Culturas; Membro do Grupo de Estudos Culturais das Ciências e das Educações.

Professor Colaborador no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. Doutorando e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Licenciado em Ciências Biológicas (UEM) e Filosofia (UNAR). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Narrativas, Educações, Ciências e Culturas; Membro do Grupo de Estudos Culturais das Ciências e das Educações.

Downloads

Publicado

28-04-2021

Como Citar

POLIZEL, A. L. Jovens narrativas gays: (a)normalidade, reconhecimento e medo nos espaços educacionais. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.110659. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/110659. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Temática especial