Processos de inclusão/exclusão: percepções sobre a Educação Física escolar na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.110542Palavras-chave:
Educação Física escolar, Processos de Inclusão/Exclusão, Educação infantilResumo
O estudo tem como objetivo analisar as situações de ensino e seus processos de inclusão/exclusão observados nas aulas de Educação Física na educação infantil numa escola pública na periferia da cidade do Rio de Janeiro. Apoiamo-nos num conceito de inclusão processual, dialético e infindável (SAWAIA, 2017; BOOTH e AINSCOW, 2011; SANTOS, FONSECA e MELO, 2009), considerando amplamente todas as singularidades humanas. É um estudo de caso, com abordagem qualitativa, cujos participantes pesquisados foram a professora de Educação Física e os 60 estudantes de turmas de Pré Escolar I e II. Cinco categorias (competição, gênero, relações étnico-raciais, violência e não participação) emergiram após a observação das aulas, evidenciando que situações excludentes precisam ser problematizadas para que os estudantes entendam o sentido da sua participação e a importância da construção da sua identidade como cidadão protagonista, desde a educação infantil. O ambiente escolar precisa ser um lugar acolhedor e inclusivo, onde as/os estudantes tenham suas diferenças reconhecidas e valorizadas, sejam elas de gênero, classe social, religiosidade, relações étnico raciais, deficiência, entre outras.
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