Literatura e cultura do entretenimento

padrões de consumo entre jovens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.109611

Palavras-chave:

Literatura, Jovens, Consumo, Mercado, Entretenimento

Resumo

Na sociedade contemporânea a relação entre literatura, cultura, mercado e entretenimento é bastante tênue. Diante destes elementos, a presente pesquisa objetivou investigar, entre o público juvenil de um Instituto Federal, seus comportamentos de consumo mediados pela influência literária. Walter Benjamin (1994) compreende que o objeto artístico e a literatura podem ser pensados como mercadorias que chegam ao público, passíveis de ser compradas e consumidas por muitos. Para Canclini (2008), os grandes fenômenos literários destinados ao consumo em escala global foram originados da influência capitalista em seus desdobramentos sociais e políticos e, também, auxiliam na dinâmica desses mesmos processos, ultrapassando o nicho literário. Buscou-se, assim, mapear, entre os jovens participantes, hábitos literários e culturais relacionados ao mercado e ao entretenimento. Para tanto foi utilizado o suporte teórico-metodológico, aliado à pesquisa de campo, com o propósito de estudar a relação que os jovens integrantes da pesquisa estabelecem com a literatura destinada ao consumo em grande escala e mediada pela indústria cultural. Verificou-se, por intermédio de um questionário autoaplicável, a situação socioeconômica dos alunos investigados, padrões de consumo e, de que maneira, a literatura com amplo alcance midiático tem exercido influência sobre o comportamento dos jovens em suas decisões de compra e entretenimento.

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Biografia do Autor

Tatiana Prevedello, Colégio Militar de Porto Alegre

Doutora em Letras (Área de Concentração: Estudos de Literatura / Literaturas Portuguesa e Luso-Africanas) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2014), com estágio de doutorado-sanduíche na Universidade de Lisboa (2013-2014). Dedicou-se, em sua tese, ao estudo da hermenêutica da escrita, direcionado, sobretudo, ao trabalho filosófico de Paul Ricoeur e às relações entre tempo, alteridade, memória, história e mimese na Literatura Portuguesa Contemporânea. Atualmente é professora do ensino Básico, Técnico e Tecnológico na rede federal.

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Publicado

28-04-2021

Como Citar

PREVEDELLO, T. Literatura e cultura do entretenimento: padrões de consumo entre jovens. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.109611. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/109611. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática especial