Percepções dos alunos acerca da diversidade étnico-racial no currículo do ensino técnico integrado ao médio

Augusto Rodrigues de Sousa, Lediane Fani Felzke

Resumo


Esse artigo apresenta os resultados de três rodas de conversa realizadas com alunos do ensino técnico integrado ao médio do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, nas quais foram discutidas as percepções dos alunos acerca das temáticas referentes às relações étnico-raciais. A metodologia proposta é de natureza qualitativa e caráter exploratório e participante, a partir de uma percepção decolonial e afrocentrada dos processos de produção do conhecimento. Como resultados de nossas análises constatamos que os alunos consideram importante o trabalho em torno das referidas temáticas, reconhecem o processo de apagamento que ainda se mantém acerca das mesmas e propõem possibilidades pedagógicas integradas voltadas para a interdisciplinaridade.


Palavras-chave


Lei 10.639/2003; Ensino Médio Integrado; Interdisciplinariedade.

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DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.106547

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ISSN 0103-6041
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