A construção de um projeto de educação antirracista na educação infantil em uma EMEF: relatos de experiências e primeiros movimentos

Alexandra da Silva Padilha, Jacqueline Zilberstein

Resumo


Este trabalho apresenta o relato do processo de construção de um projeto de educação antirracista na educação infantil e explicita a necessidade do mesmo, através de relatos de experiência de situações racistas vivenciadas no espaço escolar. O projeto tem por objetivo implementar, de maneira efetiva e contínua, a educação antirracista a partir da educação infantil em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) da Rede Municipal de Ensino da cidade de Porto Alegre (RMEPOA) no bairro Restinga e se ampara na lei 11.645/08. Iniciamos com algumas práticas a partir da metade do ano de 2020, tais como a contação de histórias com protagonistas negros, a divulgação de um painel elaborado pelo grupo intitulado Tornando-se antirracista, entre outros, pelas quais buscamos iniciar o despertar das crianças e das famílias para a temática do racismo. Procuramos assim nos desconstruir e reconstruir como professoras e pessoas antirracistas para informar e transformar através da educação.

Palavras-chave


Educação Infantil; Educação Antirracista; Racismo; Projeto Pedagógico;

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.106516

Direitos autorais 2021

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

ISSN 0103-6041
ISSN 2595-4377 (online)


Indexadores

Apoio e fomento