A educação antirracista: vivências e percepções de duas estudantes do IFMT

Autores

  • Fabiane Vitoria Bazzi IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.
  • Maria Júlia Cesco Valemdolf IFMT- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.
  • Renata de Oliveira Carvalho IFMT- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. http://orcid.org/0000-0001-5483-4164

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.105421

Palavras-chave:

Educação antirracista. Escola. Representações do negro. Racismo.

Resumo

O presente ensaio aborda as representações do negro na sociedade brasileira, na qual a escola ocupa um lugar significativo. Problematiza a educação antirracista no IFMT frente à lei 10.639/03, discutindo as representações impostas ao negro como ser de cultura, traços e feições inferiorizadas e subalternizadas historicamente. Como ponto de partida metodológico, criamos uma tirinha (quadrinhos) que tenciona a desigualdade racial brasileira, mais o presente texto que assenta as reflexões que trazemos enquanto estudantes da educação básica acerca de como percebemos a materialidade da educação antirracista no âmbito escolar, refletindo como esta importante demanda pode avançar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Vitoria Bazzi, IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Estudante do 3º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Maria Júlia Cesco Valemdolf, IFMT- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Estudante do 3º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Renata de Oliveira Carvalho, IFMT- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Professora EBTT IFMT - Campus SorrisoMestra em Ciências do Movimento Humano - UFRGSEspecialista em Mídias na Educação -  FURGGraduada em Licenciatura da Educação Física - ULBRA

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

BAZZI, F. V.; CESCO VALEMDOLF, M. J.; DE OLIVEIRA CARVALHO, R. A educação antirracista: vivências e percepções de duas estudantes do IFMT. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 33, n. 2, 2020. DOI: 10.22456/2595-4377.105421. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/105421. Acesso em: 28 mar. 2024.