A educação antirracista: vivências e percepções de duas estudantes do IFMT
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.105421Palavras-chave:
Educação antirracista. Escola. Representações do negro. Racismo.Resumo
O presente ensaio aborda as representações do negro na sociedade brasileira, na qual a escola ocupa um lugar significativo. Problematiza a educação antirracista no IFMT frente à lei 10.639/03, discutindo as representações impostas ao negro como ser de cultura, traços e feições inferiorizadas e subalternizadas historicamente. Como ponto de partida metodológico, criamos uma tirinha (quadrinhos) que tenciona a desigualdade racial brasileira, mais o presente texto que assenta as reflexões que trazemos enquanto estudantes da educação básica acerca de como percebemos a materialidade da educação antirracista no âmbito escolar, refletindo como esta importante demanda pode avançar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.