O trabalho pedagógico com a cultura corporal afro-brasileira na escola: um estudo bibliográfico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.105179

Palavras-chave:

cultura afro-brasileira, educação física, escola.

Resumo

Observa-se que as publicações acadêmicas referentes à cultura corporal afro-brasileira têm crescido significativamente desde a década de 1980. Diante disso, a presente pesquisa objetivou identificar como é trabalhada a cultura corporal afro-brasileira na escola, expressa nos relatos de experiências publicados em revistas científicas e anais de congressos específicos da área de Educação Física brasileiros disponíveis on-line até 2017. Os procedimentos metodológicos utilizados foram de pesquisa bibliográfica e da análise de conteúdo e, para a coleta de dados, utilizou-se o buscador da internet Google Acadêmico. Como resultado, verificou-se um crescimento das práticas pedagógicas que abordam a capoeira, a dança-afro e outras manifestações da cultura corporal nas aulas de Educação Física, porém realizadas na sua maioria por profissionais externos à escola e por outras instituições de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Livindo de Senna Corrêa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela UFRGS, Mestre em Ciência do Movimento Humano pela UFSM e Professor do Colégio de Aplciação da UFRGS,

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

CORRÊA, I. L. de S. O trabalho pedagógico com a cultura corporal afro-brasileira na escola: um estudo bibliográfico. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 33, n. 2, 2020. DOI: 10.22456/2595-4377.105179. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/105179. Acesso em: 29 mar. 2024.