Os projetos de investigação e a educação de jovens e adultos: desenvolvendo a autonomia intelectual

Autores

  • Ricardo Carlos Bins Neto
  • Talita Sganderla Chesini

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.10500

Palavras-chave:

pesquisa, EJA, autonomia intelectual

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) possui características próprias, as quais priorizam o uso de determinadas práticas didáticas. A metodologia dos projetos de investigação, a qual se embasa nos preceitos teóricos do educar pela pesquisa, mostra-se propícia aos objetivos da EJA. Ao construírem conhecimento por meio do método científico, os alunos exercitam a autonomia intelectual, o que contribuirá para o seu desenvolvimento cognitivo e inserção no mundo social e do trabalho.

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Biografia do Autor

Ricardo Carlos Bins Neto

Licenciado em Ciências Biológicas pela PUCRS; Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS; professor de Ciências da rede municipal de ensino de Porto Alegre.

Talita Sganderla Chesini

Licencianda em Ciências Biológicas pela PUCRS.

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Publicado

02-12-2009

Como Citar

BINS NETO, R. C.; CHESINI, T. S. Os projetos de investigação e a educação de jovens e adultos: desenvolvendo a autonomia intelectual. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 22, n. 2, 2009. DOI: 10.22456/2595-4377.10500. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/10500. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática especial