A afetividade no contexto de conclusão da educação básica

Márcia Maria Rodrigues Tabosa Brandão, Dayse Carla Rodrigues de Macedo Mattos

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar a repercussão de uma ação educativo-pedagógica, fundada pela afetividade no processo formativo dos estudantes de turmas da 3ª série do Ensino Médio do Colégio de Aplicação (CAp) - UFPE. O trabalho resulta de uma pesquisa do tipo estudo de caso, tendo como procedimentos/instrumentos para coleta de dados: entrevista e observação participante com interpretação pela técnica da análise de conteúdo. Reflete-se acerca da afetividade na relação pedagógica como viabilizadora do reconhecimento e da vivência desse período formativo com fim em si mesmo, ou seja, o desenvolvimento do pensar, sentir e agir. Evidencia-se a necessidade de uma educação que nos permita sonhar e criar novos valores, idealizar e configurar novas visões de mundo mais coerentes e sustentáveis em relação ao desenvolvimento da vida e promover a aprendizagem abrangendo as diferentes dimensões humanas.


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DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.104982

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ISSN 0103-6041
ISSN 2595-4377 (online)


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