O papel do professor na evolução da constituição da moral no adolescente

Autores

  • Andrea Bonetti Gallego PPG-EDU/UFRGS
  • Maria Luiza Rheingantz Becker UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.10498

Palavras-chave:

desenvolvimento moral, relação professor/aluno, adolescência.

Resumo

Este estudo investiga como um professor pode ocupar o lugar de adulto significativo/respeitado sendo relevante no processo de constituição da moral do adolescente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, através de estudos de casos múltiplos, em uma escola estadual de Porto Alegre, com adolescentes do terceiro ano do ensino médio e professores indicados como mais significativos por estes adolescentes. O principal referencial teórico utilizado é a Epistemologia Genética, e se focaliza a questão do respeito nas relações entre professor e aluno, consideradas a partir do lugar de adulto significativo, como facilitador do processo de desenvolvimento moral. Os resultados obtidos indicam que o professor que pode fazer a diferença é o que favorece relações de cooperação e respeito mútuo, com características de afeto e particularidade. È relevante a reflexão do mesmo sobre sua prática e o sobre desenvolvimento moral.

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Biografia do Autor

Andrea Bonetti Gallego, PPG-EDU/UFRGS

Psicóloga, Mestre em Educação e Doutoranda em Educação PPG-EDU/UFRGS

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Publicado

02-12-2009

Como Citar

GALLEGO, A. B.; RHEINGANTZ BECKER, M. L. O papel do professor na evolução da constituição da moral no adolescente. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 22, n. 2, 2009. DOI: 10.22456/2595-4377.10498. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/10498. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa em Educação Básica