Arte, Experiência e Criação: as linguagens artísticas no Colégio Universitário da UFMA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.104533

Resumo

Este artigo apresenta algumas experiências artísticas de organização do trabalho pedagógico em Artes do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão (COLUN/UFMA), com ênfase nas atividades extracurriculares. Utiliza o relato de experiência para pontuar ações nas linguagens de Artes Visuais, Música e Teatro. Este estudo envolve uma discussão sobre o Ensino de Arte e possibilidades de experimentações estéticas nos diversos espaços do ambiente escolar. Como resultados que envolvem essas atividades, destaca-se o envolvimento dos estudantes ativamente nas diferentes linguagens artísticas, desenvolvendo habilidades específicas de cada linguagem e atravessadas pela interdisciplinaridade. Destaca-se a maior afetividade dos discentes e docentes participantes dos espaços artísticos, na exploração das potencialidades de criação, autonomia, desenvolvimento de expressividades individuais e coletivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Micael Carvalho dos Santos, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professor de Música do Colégio Universitário da UFMA. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (PPGE-UFMA). Licenciado em Música pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Educação Musical pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2017). Tem experiência na área de Currículo e Formação Docente, com ênfase em Arte/Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente em Música, currículo em Música, Culturas Populares do Maranhão, diálogos entre Educação Musical e Etnomusicologia. É membro associado do Fórum Latinoamericano de Educação Musical (Fladem Brasil) e Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM). Coordenador Regional Nordeste do Fladem Brasil (Fórum Latinoamericano de Educação Musical - Secção Brasileira).

Beatriz de Jesus Sousa, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mestra em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão, licenciada em Educação Artística/Artes Plásticas e especialista em História do Maranhão também pela UFMA. É professora de Arte do Colégio Universitário da UFMA e participante da comissão de Verificação de reconhecimento de pertencimento étnico-indígena da UFMA. Integra o grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Memória e Identidade - Geni e a Rede de Pesquisa da Baixada Maranhense (REBAX). Tem experiência na área de Arte e educação a distância, com ênfase em Arte/Educação, Artes Visuais e Gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Arte, artes visuais, leitura visual, arte popular, artesanato e gênero.

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

SANTOS, M. C. dos; SOUSA, B. de J. Arte, Experiência e Criação: as linguagens artísticas no Colégio Universitário da UFMA. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 33, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/2595-4377.104533. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/104533. Acesso em: 16 abr. 2024.