Observação, participação e prática: a formação inicial do docente de História na UERJ

Larissa Costard, Hilton Meliande de Oliveira, Leonardo Ayres Padilha, Alcidesio Oliveira Jr

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar os princípios que orientam a atuação dos professores de História do Instituto Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) nas disciplinas de Estágio Supervisionado I, II e III no atual currículo de História do campus Maracanã, bem como a organização de cada uma das etapas da formação docente inicial dos licenciandos em História. Tendo como princípios orientadores a noção de que a educação é sempre práxis, que a epistemologia escolar é específica e se diferencia da História acadêmica e que o docente é sempre autor em sua atividade, a inserção dos estagiários em cada uma das disciplinas de estágio objetiva sedimentar a formação profissional docente que valorize a liberdade de cátedra, o papel social da educação numa sociedade voltada para a diversidade e a visão da prática docente como atividade profissional dotada de conhecimentos específicos, desenvolvidos pelos licenciados em reflexão teórico-prática.


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DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.104529

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ISSN 0103-6041
ISSN 2595-4377 (online)


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