A percepção dos sentidos e significados no processo de aprendizagem de Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Daniele Muniz de Oliveira, Andrea Anilda Hoffmann da Rocha, Luisa Brum Prestes, Victor João da Rocha Maia Santos

Resumo


O presente trabalho visa relatar a análise prévia obtida através da observação da percepção e significados atribuídos pelos alunos durante a realização de atividades experimentais desenvolvidas na Oficina de Ciências “Fazendo Arte e Aprendendo Ciências”. A oficina foi realizada no laboratório de Ciências do Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com alunos e alunas dos anos iniciais do Ensino Fundamental (2º ao 5º ano). A Oficina teve a orientação da professora regente e a participação de duas alunas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo da oficina foi ensinar Ciências da Natureza de forma lúdica com o auxílio da arte buscando motivar o interesse por essa área do conhecimento, e aos poucos, conduzir as crianças, à utilização da linguagem científica. O trabalho realizado com as crianças seguiu as normas de segurança de trabalho em laboratório.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.104528

Direitos autorais 2021

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

ISSN 0103-6041
ISSN 2595-4377 (online)


Indexadores

Apoio e fomento