A arte como ferramenta no ensino de Ciências da Natureza nas séries iniciais do Ensino Fundamental

Luísa Brum Prestes, Daniele Muniz de Oliveira, Andrea Anilda Hoffmann da Rocha, Victor João da Rocha Maia Santos

Resumo


O presente artigo visa apresentar as conclusões que foram obtidas com o trabalho realizado na oficina “Fazendo Arte e Aprendendo Ciências” no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participaram da oficina dez alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, lecionada por uma professora da instituição e duas alunas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza. Os instrumentos de pesquisa utilizados para a realização do trabalho foram: desenhos feitos pelos estudantes, fotos e os vídeos das práticas. As aulas foram planejadas a partir de temas de interesse dos alunos, partindo de atividades lúdicas envolvendo arte foi possível apresentar os conceitos científicos de forma mais leve, possibilitando ao aluno criar hipóteses e teorias do que estava acontecendo.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.104521

Direitos autorais 2021

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

ISSN 0103-6041
ISSN 2595-4377 (online)


Indexadores

Apoio e fomento