O estágio supervisionado de inglês como lugar de conflitos para o desenvolvimento conceitual e identitário docente
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.104519Resumo
Neste trabalho, analisamos dados de duas pesquisas qualitativas na área de formação inicial de professores de inglês (AUTORE, 2017; AUTORE, 2018) realizadas no mesmo contexto, com o objetivo de identificar os pontos comuns entre os estudos. Os dados indicaram que esta etapa da formação é marcada por conflitos surgidos a partir da desestabilização tanto de conceitos (Vygotsky, 1987) sobre ensino-aprendizagem de inglês quanto de identidades profissionais em (re)construção (Wenger, 1998). Tais conflitos se deram principalmente em relação ao gerenciamento de sala de aula e a análise indicou que a mediação dos conflitos pareceu oportunizar transformações na prática pedagógica e na identidade das alunas-professoras ao longo do processo. Além disso, observamos a importância do diálogo entre pesquisas com perspectivas diferentes para uma compreensão mais ampla dos contextos investigados.
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