O estágio supervisionado de inglês como lugar de conflitos para o desenvolvimento conceitual e identitário docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.104519

Resumo

Neste trabalho, analisamos dados de duas pesquisas qualitativas na área de formação inicial de professores de inglês (AUTORE, 2017; AUTORE, 2018) realizadas no mesmo contexto, com o objetivo de identificar os pontos comuns entre os estudos.  Os dados indicaram que esta etapa da formação é marcada por conflitos surgidos a partir da desestabilização tanto de conceitos (Vygotsky, 1987) sobre ensino-aprendizagem de inglês quanto de identidades profissionais em (re)construção (Wenger, 1998). Tais conflitos se deram principalmente em relação ao gerenciamento de sala de aula e a análise indicou que a mediação dos conflitos pareceu oportunizar transformações na prática pedagógica e na identidade das alunas-professoras ao longo do processo. Além disso, observamos a importância do diálogo entre pesquisas com perspectivas diferentes para uma compreensão mais ampla dos contextos investigados.

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Biografia do Autor

Nadia Karina Ruhmke-Ramos, Colégio de Aplicação - UFSC

Professora de língua Inglesa do Colégio de Aplicação (CED) - UFSC

Renata Gomes Luis, Colégio de Aplicação - UFSC

Professora de língua Inglesa do Colégio de Aplicação (CED) - UFSC

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Publicado

30-12-2020

Como Citar

RUHMKE-RAMOS, N. K.; LUIS, R. G. O estágio supervisionado de inglês como lugar de conflitos para o desenvolvimento conceitual e identitário docente. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 33, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/2595-4377.104519. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/104519. Acesso em: 29 mar. 2024.