Desenho Geométrico: uma reflexão sobre currículo e práticas de ensino e aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.104515

Resumo

Este trabalho propõe uma reflexão sobre o currículo e as práticas pedagógicas relacionados ao ensino do Desenho Geométrico na educação básica por meio de uma pesquisa exploratória. Para isso, investigou-se o histórico da disciplina na educação no Brasil para que entendêssemos sua atual situação nas escolas, especificamente no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O objetivo foi pesquisar algumas maneiras diferentes das abordagens tradicionais do ensino de Desenho para que, de alguma forma, os alunos tivessem mais interesse com os processos de construção gráfica propostos pelo currículo escolar. Diante de algumas práticas multidisciplinares e metodologias descritas dentro da concepção de design thinking, percebeu-se um maior envolvimento destes alunos no processo de desenvolvimento teórico e prático do Desenho Geométrico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Mendes da Silva, CAp UFRJ

Professora de Desenho Geométrico no Colégio de Aplicação da UFRJ

Graduada em Licenciatura em Desenho

Cursando Pós em Técnicas de Representação Gráfica EBA UFRJ

Fernanda Menezes Machado, CAp UFRJ

Professora de Desenho Geométrico no Colégio de Aplicação da UFRJ
Graduada em Desenho Industrial e Licenciatura em Desenho com pós em Design de Moda,
Cursando Pós em Técnicas de Representações Gráficas e Licenciatura em Ed. Artística

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

DA SILVA, C. M.; MACHADO, F. M. Desenho Geométrico: uma reflexão sobre currículo e práticas de ensino e aprendizagem. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 33, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/2595-4377.104515. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/104515. Acesso em: 28 mar. 2024.