Desenho Geométrico: uma reflexão sobre currículo e práticas de ensino e aprendizagem

Caroline Mendes da Silva, Fernanda Menezes Machado

Resumo


Este trabalho propõe uma reflexão sobre o currículo e as práticas pedagógicas relacionados ao ensino do Desenho Geométrico na educação básica por meio de uma pesquisa exploratória. Para isso, investigou-se o histórico da disciplina na educação no Brasil para que entendêssemos sua atual situação nas escolas, especificamente no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O objetivo foi pesquisar algumas maneiras diferentes das abordagens tradicionais do ensino de Desenho para que, de alguma forma, os alunos tivessem mais interesse com os processos de construção gráfica propostos pelo currículo escolar. Diante de algumas práticas multidisciplinares e metodologias descritas dentro da concepção de design thinking, percebeu-se um maior envolvimento destes alunos no processo de desenvolvimento teórico e prático do Desenho Geométrico. 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.104515

Direitos autorais 2021

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

ISSN 0103-6041
ISSN 2595-4377 (online)


Indexadores

Apoio e fomento