Concepções pedagógicas da área de Filosofia do Colégio de Aplicação da UFRGS: teorias e práticas a partir do filosofar com conceitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.104475

Resumo

Neste trabalho, gostaríamos de justificar a escolha pelo pensar a partir de conceitos como proposta pedagógica para o ensino de Filosofia e mostrar alguns ganhos para o ensino-aprendizagem de Filosofia por conta desta opção. Defenderemos que o pensar com conceitos permite, a um mesmo tempo, a atividade específica da Filosofia e também o diálogo com outras áreas do conhecimento. Espera-se com esse trabalho apresentar algumas diretrizes curriculares para o ensino de Filosofia que revelem a importância dessa área para a qualificada capacitação dos estudantes da educação básica para o exercício do pensar autônomo. Compartilhamos um exemplo prático de sala de aula para ilustrar o trabalho que iniciamos na Área de Filosofia do Colégio de Aplicação da UFRGS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

OLIVEIRA, R. L. V. de; CORTES, R. da S. Concepções pedagógicas da área de Filosofia do Colégio de Aplicação da UFRGS: teorias e práticas a partir do filosofar com conceitos. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 33, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/2595-4377.104475. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/104475. Acesso em: 28 mar. 2024.