Concepções pedagógicas da área de Filosofia do Colégio de Aplicação da UFRGS: teorias e práticas a partir do filosofar com conceitos

Rubia Liz Vogt de Oliveira, Rafael da Silva Cortes

Resumo


Neste trabalho, gostaríamos de justificar a escolha pelo pensar a partir de conceitos como proposta pedagógica para o ensino de Filosofia e mostrar alguns ganhos para o ensino-aprendizagem de Filosofia por conta desta opção. Defenderemos que o pensar com conceitos permite, a um mesmo tempo, a atividade específica da Filosofia e também o diálogo com outras áreas do conhecimento. Espera-se com esse trabalho apresentar algumas diretrizes curriculares para o ensino de Filosofia que revelem a importância dessa área para a qualificada capacitação dos estudantes da educação básica para o exercício do pensar autônomo. Compartilhamos um exemplo prático de sala de aula para ilustrar o trabalho que iniciamos na Área de Filosofia do Colégio de Aplicação da UFRGS.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.104475

Direitos autorais 2021

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

ISSN 0103-6041
ISSN 2595-4377 (online)


Indexadores

Apoio e fomento