Alfabetização em gis/sig no ensino fundamental

Autores

  • Liane Maria Azevedo Dornelles Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.10270

Palavras-chave:

Sig, ensino fundamental, sisplamte

Resumo

O presente artigo descreve as experiências vividas junto ao Projeto Alfabetização em GIS/SIG (ALFAGIS/SIG), voltadas para o Ensino Fundamental, envolvendo tópicos relacionados às áreas curriculares de Ciências Naturais, História, Geografia, Língua Estrangeira – Inglês e Língua Portuguesa, sob a égide dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O Projeto ALFAGIS/SIG engloba um Módulo Teórico Docente, envolvendo palestras com conceitos de Geoprocessamento e SIG, avaliação da página do Jornal GISinho On Line, histórico do projeto e a apresentação do Sistema de Planejamento e Monitoramento Territorial para 5ª série (SISPLAMTE 5as COM GIS); um Módulo Teórico Discente, englobando o manuseio do Jornal GISinho On Line; além dos Módulos Práticos Docente e Discente, com uso do programa SISPLAMTE 5as COM GIS, tendo como base aplicações ambientais e tutorial do programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02-12-2009

Como Citar

DORNELLES, L. M. A. Alfabetização em gis/sig no ensino fundamental. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 22, n. 2, 2009. DOI: 10.22456/2595-4377.10270. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/10270. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência