Letramento digital na Educação de Jovens e Adultos: uma experiência no Colégio de Aplicação da UFRGS

Autores

  • Daiane Martins Bocasanta Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0003-4430-4236
  • Clevi Elena Rapkiewicz Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.101050

Resumo

Resumo: O presente relato de experiência tem como objetivo descrever atividades pedagógicas de letramento digital realizadas com alunos de uma turma de alfabetização e pós-alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola pública federal de Porto Alegre (RS). Tais atividades foram elaboradas a partir de um diagnóstico inicial das necessidades da turma, numa parceria estabelecida entre a professora polivalente (pedagoga) e a professora de Cultura Digital. O planejamento, posto em prática durante o primeiro semestre do ano de 2019, esteve centrado em atividades que desmistificassem o uso de tecnologias digitais, tais como computadores e smartphones. Do mesmo modo, as professoras também privilegiaram o reaproveitamento de lixo eletrônico, na desmontagem de artefatos (mouses e teclados, entre outros) para o entendimento do funcionamento dos mesmos e na ressignificação desses na produção de novos objetos, como um alfabeto para a sala de aula e jogos pedagógicos.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Tecnologias Digitais; Lixo eletrônico.

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Biografia do Autor

Daiane Martins Bocasanta, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora dos Anos Iniciais, Departamento de Humanidades, Pedagoga, Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Interesses de pesquisa: Processos educativos dos Anos Iniciais do EF, Educação Matemática, Etnomatemática, Iniciação Científica nos Anos Iniciais do EF, Crianças e Sociedade de Consumidores.

Clevi Elena Rapkiewicz, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Duplamente graduada, em Processamento de Dados (UFRGS-1990) e Pedagogia (UERJ - 2009), complementou sua formação sempre buscando aliar aspectos tecnológicos com aspecto socio-educativos (especialização em Informática na Educação pela UFRGS em 2006, mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação em 1990 pela COPPE-UFRJ e doutorado na mesma área em 1998). Professora em diferentes segmentos de educação (de mestrado a educação básica passando por cursos técnicos) de 1989 até o presente. Orientou 16 dissertações de mestrado, monografias de especialização e trabalhos finais de curso sempre voltados para a integração de TIC no processo de ensino e aprendizagem. Experiência em comissões de Ensino, Pesquisa e Extensão. Temas de interesse: inclusão e letramento digital, formação de professores para uso de TICs, EAD, gênero e tecnologia. 

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Publicado

24-09-2020

Como Citar

BOCASANTA, D. M.; RAPKIEWICZ, C. E. Letramento digital na Educação de Jovens e Adultos: uma experiência no Colégio de Aplicação da UFRGS. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 32, n. 2, 2020. DOI: 10.22456/2595-4377.101050. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/101050. Acesso em: 28 mar. 2024.